ph: @darwinfoto
De quem é a culpa? TODA NOSSA!
Nós fomos o setor mais afetado durante a pandemia, causando um prejuízo de mais de R$ 270 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Eventos. Resumindo, a pancada foi grande!
Muitas vezes, encontramos desculpas para quase tudo, não é verdade? #Desculpabillity
E geralmente essas desculpas têm uma base real. No entanto, quando percebemos que essas desculpas são apenas formas de evitar algo e que o sucesso dependia apenas de nós mesmos, assumimos a responsabilidade e ganhamos mais autonomia. Consequentemente, passamos a gostar mais do que fazemos, a compreender melhor e deixamos de ser alguém que apenas encontra desculpas, nos tornamos mais evoluídos, com responsabilidade pessoal. Vale ressaltar que aqui não é um texto
NÓS TROUXEMOS INOVAÇÃO?
Os profissionais pagaram um alto preço por não oferecerem a inovação da melhor maneira e por deixarem que a rotina os absorvesse. O nosso mercado acompanha as mudanças e tecnologia atuais? Escrevo especificamente para os profissionais do setor de Ribeirão Preto. Nosso mercado é conservador em ideias novas, em buscar conhecimento e aprimorar técnicas. Mas desesperado por dinheiro. Muitos se reinventaram, muitos desanimaram e saíram do mercado, tanto aventureiros que entrou de gaiato no mercado de eventos, quanto ótimos profissionais.
QUEM COBRAR MENOS LEVA!
Os leilões voltaram, as bridezillas estão com tudo! E esse mercado está favorável para elas.
A desvalorização do mercado está presente em muitos aspectos. Mas uma triste realidade, nossa cidade NÃO É MAIS REFERÊNCIA EM EVENTOS. A cidade do interior que foi um polo de eventos, esqueceu que por trás de um crescimento, existe muito estudo e conteúdo. Será que todos os envolvidos não poderiam estar melhor preparados, se estivessem mais próximos da inovação e fossem mais corajosos ou menos resistentes ao que nunca foi feito antes?
UMA COISA É CERTA! A TRANSFORMAÇÃO DEVE ACONTECER, ANTES QUE VIRE UMA NECESSIDADE.
E essa mudança cabe a nós mesmos. Então, não podemos nos acomodar. Precisamos seguir em frente, alertas, para estarmos preparados para qualquer adversidade. Mais do que isso, devemos fazer o que nunca foi feito sabendo que pode dar errado até dar certo ou que pode ser uma tacada de mestre. DESAFIOS, VOCÊ ACEITA OU VOCÊ EVITA? Se for pra evitar, nem desce pro play! Empreender é difícil. Quando falamos de casamento é mais difícil, agora cerimonialista é muito muito muito difícil. Enquanto estou evoluindo e entendo as necessidades atuais, tem profissionais que continuam trabalhando como 10/20 anos atrás e acham isso o máximo. Mas a verdade é que quem traz inovação para o mercado são cabeças flexíveis, que não param de aprender, que mudam o tempo inteiro e não que está estacionado. Não quero dizer que a experiência e ter anos de mercado é ruim, isso é ótimo, o problema é estagnar e não usar da experiência para evoluir e somente vangloriar.
NÃO PODEMOS VIRAR REFÉNS DO MERCADO!
Facilidade de acesso ao setor (qualquer pessoa pode começar, sem NENHUM preparo).
Escassez de conteúdo científico.
Insatisfatória Representatividade.
Amadorismo setorizado.
Terminologia despadronizada.
TODA AÇÃO GERA UMA AÇÃO, PRINCIPAIS EFEITOS NO MERCADO!
Descrédito profissional.
Concorrência Desleal.
Insegurança Generalizada.
Exposição de práticas nocivas.
Diminuição nos lucros.
Queda no orçamento.
Vulgarização dos preços.
SE VOCÊ TAMBÉM SE SENTE RESPONSÁVEL, PELA QUEDA E DESVALORIZAÇÃO DO NOSSO MERCADO, PRECISAMOS MUDAR A-GO-RA! mudança de comportamento profissional
O QUE É FUNDAMENTAL PARA CRESCER E FAZER DIFERENÇA?
Precisa ter conteúdo.
Precisa ser dinâmico.
Precisa ser intenso.
Precisa proporcionar uma experiência.
Precisa ser divertido.
Precisa ser de verdade.
Por isso é importante andarmos juntos! Já pensou quantas coisas você aprenderia sozinho? Quantos insights você teria sozinho? Quantas opiniões diferentes sobre um mesmo assunto seria possível? Definitivamente JUNTOS NÓS SOMOS MAIS FORTES!
Fiz uma lista para ASSESSORES de eventos repensarem sobre algumas práticas e habilidades que estão em falta no nosso setor e com isso o amadorismo vem ganhando mais espaço e o mercado cada vez mais perdendo a credibilidade. Veja agora:
1.Elimine o “Contrato Frankstein”
2.Nunca mais indique fornecedores
3.Condene publicamente a prática do BV
4.Jamais confie em parceiros e fornecedores
5.Comprove a sua qualidade técnica
6.Ateste a sua idoneidade
8.Venda Casada é CRIME, fuja de pacotes
9.Aprender a ESCUTAR
10.ÉTICA PROFISSIONAL
Vivemos em um momento onde o risco de se perder tudo que foi construído nos últimos anos é real. Se você chegou até aqui, tenho certeza que você quer fazer a diferença! Posso dizer que todos os itens que listei acima são assuntos delicados, mas que precisa ser visto pelo nosso mercado urgente. Não se deixe influenciar pela política do medo, grupos querem monopolizar você e o mercado. Vamos cuidar do nosso maior trunfo?
コメント